Você sabe qual resultado está conquistando com o trabalho que desenvolve nas redes sociais? Consegue formular novos planejamentos com base no desempenho de seus canais? Se a resposta para alguma dessas perguntas foi “não”, fique atento: você precisa urgentemente de ferramentas de monitoramento de redes sociais!
Elas são imprescindíveis para o desenvolvimento de um bom trabalho na web, desde o planejamento e a produção de conteúdo até a criação de anúncios e segmentação de público.
Algumas redes sociais, como o Facebook e o Twitter, possuem seus próprios painéis de análise, que fornecem informações ricas sobre a performance nesses canais.
Mas é preciso ir além e explorar outras ferramentas, buscando sempre o máximo de dados possível sobre o desempenho de seu trabalho. Afinal, são esses dados que possibilitarão criar relatórios mais ricos e precisos para as suas próximas estratégias.
Confira a seguir as melhores ferramentas de monitoramento que listamos pra você!
Ferramentas para monitoramento de redes sociais:
1. SocialBakers
A SocialBakers é uma das maiores e mais completas ferramentas de monitoramento. Ela é paga, mas há várias funcionalidades interessantes em uma opção gratuita que ela oferece.
Nessa ferramenta, é possível descobrir quais são as marcas mais populares no Facebook, Twitter, Google+ e YouTube, com dados organizados por categoria, audiência e crescimento.
Além disso, a ferramenta oferece dados como: crescimento de fãs na página, interações sociais, taxas de engajamento, taxa de resposta de questão, entre outros.
2. IconoSquare
É fato que o Instagram vem crescendo a cada dia, principalmente em recursos destinados a negócios. No entanto, essa rede ainda peca nas análises de desempenho dos canais. Por isso, é essencial que você busque ferramentas externas para fazer o monitoramento de redes sociais.
O IconoSquare é destinado a análises no Instagram. Algumas pessoas talvez o conheçam como Statigram, já que houve uma mudança recente. O fato é que essa ferramenta mostra dados importantes do Instagram, como histórico de fãs e números de curtidas e comentários.
Ela traz ainda um diferencial: a quantidade de usuários da rede que não é fã do seu canal, mas que visualizou seus posts por meio de ações de outros usuários.
3. Trendsmap
Para desenvolver um bom trabalho nas redes sociais, que realmente gere engajamento dos fãs e mostre que sua marca é atenta aos acontecimentos do momento, você precisa de uma ferramenta que monitore os grandes canais e os comentários do seu público. Para isso, você pode fazer uso da Trendsmap.
Essa ferramenta mostra o que há de maior destaque no mundo, as hashtags mais usadas e as citações e expressões mais populares de acordo com cada região. Uma ferramenta fundamental para você posicionar sua marca nas redes sociais.
4. Cyfe
Se você gosta de ter um dashboard onde possa visualizar e controlar tudo, o Cyfe é ideal para você. Essa ferramenta, que dispõe de plano gratuito, oferece a customização dos principais dados e métricas existentes nas redes sociais e que são importantes para o seu trabalho ou a geração de seus relatórios.
Além de você conseguir concentrar e organizar melhor os dados de monitoramento de redes sociais, é possível utilizar a opção TV Mode, que exibe as páginas em uma tela externa ao computador, ideal para reuniões ou apresentações ao cliente.
E aí, gostou das nossas dicas de ferramentas para monitoramento de redes sociais? Restou alguma dúvida ou conhece outras ferramentas que não citamos? Conte pra gente aqui nos comentários!
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