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Foto do escritorMarcos Potasz

Investir em marketing digital afeta os resultados da empresa?

Durante muito tempo, o marketing era visto como uma espécie de "bônus" ou um fator opcional para muitas empresas. Mas, em tempos de tanta concorrência e de tantas informações, ele nunca foi tão imprescindível. Sua principal função é destacar uma empresa em meio a tantas outras, torná-la conhecida e, obviamente, criar contato entre o negócio e seu consumidor ideal. Dessa forma, não elaborar um planejamento eficaz de marketing pode fazer com que todos os seus esforços e investimentos não atinjam os resultados esperados, simplesmente por que as pessoas certas não estão sabendo ou lembrando de você. Dentre as inúmeras possibilidades, o marketing digital tem ganhado uma atenção especial dos empreendedores. E, antes de explicarmos o porquê, vamos definir do que exatamente se trata.

Qual é o conceito de marketing digital?

O marketing digital engloba todas as ferramentas de divulgação que uma empresa utiliza no meio online. Não apenas por meio de anúncios, mas também as atividades para estabelecer relacionamento, conteúdo, ou reforçar a identidade digital do negócio. Ou seja: tanto um banner de divulgação pago, uma página no Facebook ou um e-mail marketing podem se enquadrar como estratégias de marketing digital de uma empresa. Porém, diferentemente do marketing tradicional, o digital possui conceitos e ferramentas de mensuração completamente diferentes, justamente por estar inserido em uma plataforma única (a internet) e também com tantos recursos.

Como investir em marketing digital afeta os seus resultados?

É impossível questionar a efetividade do marketing digital para qualquer negócio. Basicamente, porque todos os tipos de pessoa estão na internet e ela ainda possui alcance global, logo, é o cenário ideal para a divulgação de qualquer coisa, e não seria diferente com uma marca. Porém, o marketing digital pode interferir diretamente nos resultados da sua empresa, diferentemente do marketing tradicional. Algumas vantagens de investir nessa modalidade são:

1. Capacidade de medir os resultados

É impossível saber quantas pessoas realmente olharam um outdoor ou um panfleto. Já a internet te fornece ferramentas específicas para que você possa medir todas as suas ações e, dessa maneira, pivotar as que não estão dando resultado e focar nas que têm gerado maior percentual de vendas.

2. Menor custo

O marketing tradicional envolve custos muito altos — afinal, os canais (TV, rádio e outdoors, por exemplo) apresentam custos altíssimos e grande concorrência, e as demais ações costumam exigir a impressão de material em grande escala. Por outro lado, o marketing digital possui ferramentas de zero ou baixíssimo custo que podem se adequar à sua realidade. É claro que o investimento pode aumentar o seu alcance, mas o mais importante é elaborar a melhor estratégia possível com os recursos que você tem.

3. Interatividade

A possibilidade de falar diretamente com o seu cliente ou possível cliente é outra vantagem do marketing digital. Com ele, você consegue criar um relacionamento com novos clientes ou estreitar com os que já existem. Assim, é possível conhecê-los melhor para aprimorar a sua estratégia ou ainda criar um canal de empatia com as pessoas, aumentando a eficácia da sua campanha.

4. Segmentação

Você não quer perder tempo e dinheiro atingindo as pessoas erradas, não é mesmo? Esse é outra possibilidade de grande vantagem do marketing digital: a segmentação. Ou seja, falar exatamente com quem interessa, e não com quem aparece pela frente. Dessa maneira, seus recursos estarão focados nas pessoas certas, seja separadas por região, idade, gênero, interesses ou até mesmo profissão. Por todos esses motivos, investir em marketing digital é uma ótima opção para o seu negócio. Você poupa dinheiro e ainda consegue focar nas pessoas certas, além de saber se o que você está fazendo está atingindo os objetivos esperados em tempo real. Por isso, não perca tempo e comece agora a elaborar a sua estratégia de marketing digital! E, para ficar por dentro desse e de outros conceitos fundamentais para uma estratégia de marketing, assine a nossa newsletter e receba os melhores conteúdos sobre o tema.

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