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Foto do escritorMarcos Potasz

SEO para iniciantes: 5 dicas incríveis para começar sua estratégia

Quem nunca fez uma pesquisa na Internet procurando por um produto ou serviço? Durante essa busca, é muito comum que as pessoas acabem descobrindo uma ou mais marcas que trabalham justamente com a solução que elas queriam. E é nesse momento que uma estratégia de SEO faz toda a diferença! No post de hoje, você verá 5 técnicas de SEO para iniciantes que vão ajudar a melhorar a visibilidade online da sua empresa. Continue a leitura!

O que é SEO

SEO vem da sigla em inglês para

Search Engine Optimization

, ou otimização para mecanismos de busca. Consiste em uma série de técnicas que visam otimizar um site para ter o melhor posicionamento possível nos resultados das buscas de usuários do Google, Bing, Yahoo, etc. O SEO é um campo bastante extenso e está sempre em transformação, principalmente devido às constantes atualizações dos buscadores.

Principais técnicas de SEO para iniciantes

Já que o Google é o mecanismo de busca mais utilizado no mundo, profissionais de SEO preferem dar prioridade às diretrizes do gigante das buscas em seus projetos. Por isso, as dicas abaixo também estão de acordo com essas diretrizes. Confira!

1. Palavras-chave

A estratégia de SEO começa com a maneira como você pretende que os usuários encontrem a sua empresa. Aqui, o essencial é encontrar palavras-chave com algum volume de busca (isto é, há usuários usando-as em pesquisas) e, se possível, com baixa concorrência (poucos sites focando nessas palavras, aumentando suas chances de posicionamento entre os primeiros). A dica é usar o Planejador de palavras-chave do Google para obter algumas ideias e incluir as melhores palavras-chave no seu conteúdo.

2. Conteúdo

Investir em conteúdo é uma excelente opção de inbound marketing. Um blog corporativo, por exemplo, ajudará a educar o seu público-alvo, contribuindo para que sua empresa se torne referência para essa audiência. Quanto mais útil um conteúdo for para as pessoas, mais ele será compartilhado nas redes sociais e clicado nos resultados de pesquisa. Utilizando essas e outras informações, os mecanismos de busca conseguem analisar se um conteúdo é mesmo de qualidade e relevante para os usuários. Consequentemente, as páginas com os melhores conteúdos terão as melhores colocações.

3. Arquitetura do site

A arquitetura do seu site está relacionada a como as páginas estão estruturadas em categorias e subcategorias ou níveis de hierarquia. Acompanhe este exemplo: Suponha que você queira listar os serviços que sua empresa oferece. Na página principal (home), há um link "Serviços" no menu, que leva para uma página que lista e descreve brevemente os serviços. Dentro da página de "Serviços", ao clicar no "Serviço 1", o usuário é levado para uma página completa sobre o "Serviço 1" e como entrar em contato para contratá-lo. Nesse caso, o caminho da home até a página do serviço 1 seria: Home >> Serviços >> Serviço 1. Percebeu a simplicidade dessa estrutura? Isso torna a navegação mais fluida para o usuário e a estrutura das URLs muito mais limpa. Além disso, o mecanismo de busca analisará seu site como um todo com mais facilidade.

4. URLs amigáveis

As URLs devem ter significado tanto para os mecanismos de busca quanto para os usuários. Elas devem expressar a estrutura do site (como vimos na seção anterior) e o tipo de conteúdo que se espera encontrar na página. Prefira URLs mais curtas. Evite números em excesso e caracteres desnecessários, como @^$*. E quando for representar "espaço", utilize "hífen" e não "underline".

5. Google Search Console

O Search Console é um serviço gratuito do Google. É muito importante instalá-lo no seu site para saber se o Google está "enxergando" as suas páginas como deveria. As funcionalidades do Search Console ajudam a descobrir as palavras-chave que mais trazem usuários para o seu website, erros nas páginas, problemas de segurança e muito mais! Implementando estas dicas de SEO para iniciantes, sua marca aumentará as chances de aparecer entre os primeiros lugares nos resultados de busca. Assim, mais usuários encontrarão a sua empresa, mais tráfego chegará ao seu site e maiores serão as suas vendas! Se você gostou do post de hoje, não se esqueça de seguir a Agência Lealmente no Facebook e LinkedIn para receber mais novidades sobre o mundo do marketing digital!

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