As estratégias em marketing digital são pesquisadas e elaboradas para gerar os melhores resultados nas campanhas online das marcas. Porém, quando o assunto abrange orçamentos, sempre existem dúvidas sobre qual valor investir em táticas de mercado em ambiente virtual.
O custo-benefício do marketing digital é tentador: os custos não são exorbitantes e, quando a campanha é bem trabalhada, os resultados são altamente positivos.
Mas é importante ressaltar que, para conquistar os objetivos traçados, é necessário fazer investimentos certeiros. Quer elaborar o orçamento de marketing digital ideal? Confira algumas dicas de como definir o valor da sua estratégia!
Entenda a importância do planejamento financeiro
É preciso estar ciente sobre a importância do planejamento financeiro para sua estratégia de marketing digital. Essa planificação é feita para evitar surpresas ao longo do caminho, além de ser fundamental para adequar as estratégias de uma campanha.
É comum que as empresas estipulem um valor mensal ou anual para ser investido na área de marketing. Com esse valor pré-definido, a campanha de marketing digital ganhará forma. E as estratégias e táticas que serão utilizadas poderão ser definidas.
Avalie bem o volume e o crescimento das vendas
Para determinar o orçamento ideal, avalie o volume e o crescimento de vendas de períodos anteriores. Assim, você conseguirá ter uma base de como a empresa está se desenvolvendo nesse momento e definir metas aceitáveis e possíveis de alcançar.
Ainda nessa avaliação, é possível considerar outros dados, como: a economia atual, o mercado em que a empresa está inserida, entre outros aspectos econômicos que possam interferir no crescimento das vendas.
Verifique o custo e a margem dos seus produtos
Outra dica relevante para definir o seu orçamento de marketing digital é analisar os custos de produção que você possui. Faça as contas para saber qual o valor gasto para produzir cada produto vendido. É importante saber também o custo envolvido para entregar os produtos aos clientes.
Some todos os dispêndios, incluindo matéria-prima, transporte, branding e outros. Mas atenção: não some o investimento em marketing. Com o resultado em mãos, divida o valor sobre o volume de vendas realizadas. Dessa forma, você saberá qual o custo que o seu produto apresenta para chegar até o consumidor.
O valor restante significa a margem que a empresa possui. É preciso que um percentual desse valor seja investido em marketing digital.
Considere o valor disponível para investimento
Ao levar em consideração o valor de custos de produção, volume e crescimento de vendas, é possível estabelecer as metas e os objetivos de crescimento que deseja alcançar com a sua estratégia de marketing digital. A partir disso, ficará fácil estabelecer o orçamento. Se você já investe em alguma estratégia, use as métricas disponíveis para verificar o retorno que sua empresa está obtendo com aquele valor investido. Dessa forma, você conseguirá fazer projeções para os investimentos futuros com essa mesma estratégia. Completada essa análise, você também poderá rever os resultados do que você já realizou e definir novas estratégias e um novo orçamento, de acordo com os objetivos que quer alcançar. E aí, gostou dessas dicas de como definir o orçamento de marketing digital ideal para sua empresa? Então assine nossa newsletter e receba outras informações que vão ajudar no crescimento do seu negócio!
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