Investir em marketing digital se tornou algo indispensável no mercado atual. São diversos os benefícios que uma empresa pode alcançar com uma estratégia de sucesso, principalmente quando o assunto é aumentar as vendas.
Mas, para fazer todas as ações de marketing rodarem com sucesso, é preciso muito esforço! Vários processos ocorrerão de forma paralela e estarão ligados um ao outro.
Lidar com tudo isso manualmente não é uma tarefa simples — é para isso que servem as ferramentas de automação de marketing.
Mas afinal, o que é automação de marketing?
Ações que envolvem marketing digital, como aquelas realizadas por meio de e-mail marketing, blogs, redes sociais, nutrição de leads e sites, precisam ser constantemente geridas, atualizadas e analisadas.
A automação de marketing será o processo que entra no meio disso tudo, unindo as estratégias e otimizando-as. O procedimento será feito a partir de softwares — ou ferramentas —, que analisarão e classificarão dados automaticamente. Isso ajudará seu time a definir quais ações devem ser tomadas.
É importante destacar que a automação de marketing não exclui a necessidade de se ter uma boa equipe de marketing ou de contratar uma agência. O que ela fará é ajudar a automatizar alguns processos e facilitar a gestão da estratégia e a análise de dados, tornando o time mais produtivo.
O planejamento de marketing, a produção de conteúdo de qualidade e outras ações são os elementos mais essenciais para se obter bons resultados.
Que benefícios as ferramentas de automação de marketing podem oferecer?
O uso de ferramentas de automação de marketing vai ser um passo extremamente importante para sua empresa, tanto internamente quanto externamente. Confira alguns benefícios que você pode alcançar:
1. Melhora na nutrição de leads
Os leads são clientes em potencial. Para que eles sejam bem nutridos, ou seja, para que recebam conteúdo relevante e de acordo com suas demandas, é preciso enviar as mensagens certas, na hora certa. Fazer isso manualmente, além de demandar muita atenção e tempo, ainda pode gerar erros.
Com uma ferramenta de automação, será mais fácil enviar informações relevantes para cada lead. Isso também faz com que ele seja levado de uma etapa do funil de vendas (processo que acompanha o cliente desde o conhecimento sobre o serviço ou produto oferecido por você até o fechamento da compra) para outra de forma muito mais eficiente.
2. Facilitação das vendas
Um lead melhor nutrido é um lead mais qualificado e engajado. Se o cliente em potencial já chega mais informado para o vendedor, o processo de venda é muito mais fácil.
3. Aumento do ROI do Marketing
Com a automatização, você precisa gastar menos com diversos processos, as ações serão mais assertivas e sua equipe estará mais livre para aplicar estratégias e nutrir leads, gerando ainda mais vendas.
Ou seja, você gastará menos e ganhará mais, gerando um ótimo ROI (Retorno sobre o investimento).
Quais são as funções dessas ferramentas?
Você perceberá que existem diversas ferramentas de automação à sua disposição e todas elas podem possuir diferentes funções. Para te ajudar a escolher uma boa ferramenta, reunimos algumas funcionalidades que elas oferecem:
Envio e gestão de e-mail marketing: Você poderá programar o envio de e-mail marketing de acordo com cada ação do usuário. Além disso, as ferramentas de automação te permitem verificar os dados dos leads para criar mensagens específicas para cada grupo, de acordo com suas características.
Gestão de redes sociais: É possível programar postagens e campanhas em redes sociais, o que torna a interação com o usuário mais fácil e rápida.
Gerenciamento de leads: As ferramentas te ajudam a acompanhar o processo das leads no funil de vendas, o que permite definir e automatizar o envio de mensagens, ações e promoções de acordo com o comportamento do usuário.
Além desses, há diversos usos que você pode aproveitar nas ferramentas de automação de marketing. Se a sua empresa deseja fechar vendas de forma mais rápida e fácil, a automação pode ser de grande ajuda!
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