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Conheça todas as etapas da segmentação de Leads

  • Foto do escritor: Marcos Potasz
    Marcos Potasz
  • 6 de mar. de 2017
  • 2 min de leitura

Atualizado: 17 de fev.

Você já parou para pensar em quão bem você conhece seus clientes? Executar uma boa segmentação de leads demanda um bom conhecimento sobre seu público-alvo — e, é claro, sobre os seus próprios produtos e serviços.


Se você entende o comportamento do seu consumidor e todas as características do benefício que oferece a ele, terá tudo para estruturar um funil de vendas com foco em potenciais clientes. Alimentados com o conteúdo certo, portanto, eles terão ainda mais chances de realizar uma compra consciente ao fim da jornada.


No artigo de hoje, você vai aprender a identificar todas as etapas de segmentação das leads, desde a atração até a nutrição. Quer saber como investir melhor seus recursos e aumentar suas vendas? Então confira o artigo a seguir!


Fase de conscientização: o início da segmentação de leads


De acordo com a metodologia do Inbound Marketing — que visa ganhar a atenção do cliente por meio de conteúdo qualificado —, a etapa de conscientização é aquela em que a persona, ou cliente ideal, tem um problema ou uma expectativa, mas ainda não sabe bem nomeá-los. 


Aqui, lançamos mão de um conteúdo mais abrangente e informativo, no formato de e-books e blog posts, a fim de educar e engajar o visitante no seu site e blog.    


Fase de consideração


Na etapa de consideração, seu visitante é uma lead que já interagiu com o material que sua marca produz, portanto, já foi evangelizado o suficiente para nomear seus problemas e expectativas. Agora, ele passa a considerar opções para resolvê-los.


É hora de instigá-lo a optar pela sua solução por meio de um material um pouco mais especializado, que lhe dê base para comparações, como planilhas e calculadoras, além de apps. 


Fase de decisão


Na etapa mais avançada do funil, a lead já está preparada e dispõe de todas as informações necessárias para que esteja apto a fechar uma compra. 

Para lidar com essa lead quentíssima e impulsioná-la a bater o martelo sobre seu produto e/ou serviço, todo cuidado é pouco: materiais como demos e cases de sucesso que envolvam sua marca são ideais.


Além disso, é fundamental disponibilizar canais como "Fale com um vendedor" ou "Fale com um consultor" para que essa lead possa resolver dúvidas específicas de última hora e, assim, eliminar toda e qualquer objeção.


A importância do pós-vendas


Mas se quiser realmente fidelizar seus consumidores — e, consequentemente, reduzir o custo de aquisição de cada cliente (CAC) —, o processo de segmentação de leads não deve parar.  


É justamente no pós-venda que tem início a etapa de nutrição de leads, com o objetivo não só de gerar uma nova venda — o almejado upsell —, mas de transformar seus clientes satisfeitos em verdadeiros promotores informais da sua marca.


Entra em ação as campanhas de e-mail marketing, por meio das quais você poderá enviar um conteúdo diferenciado com promoções e descontos para sua base de clientes, estabelecendo, assim, um relacionamento mais duradouro e rentável com todos eles.


E então, gostou desse artigo? Quer ficar por dentro de mais conteúdos para alavancar suas estratégias de marketing digital? Assine agora a nossa newsletter e não perca nenhuma novidade! 

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