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Foto do escritorMarcos Potasz

Conheça as 5 melhores dicas para fidelizar os clientes da sua empresa

Ter um cliente fiel à sua marca vale muito mais do que conquistar diariamente vários clientes que só compram uma vez com você. Afinal, o investimento necessário para fidelizar um cliente é muito menor do que o necessário para angariar novos. Um cliente fidelizado costuma fecha mais negócios com a sua empresa, além de ser excelente para ajudar na divulgação da marca e atrair novos consumidores, com baixo ou nenhum custo. A fidelização significa que os clientes estão satisfeitos com os seus serviços ou produtos, o que os leva a falar bem da empresa e a otimizar a imagem que sua marca apresenta no mercado. Quer saber como fidelizar os clientes da sua empresa? Conheça as 5 melhores dicas para começar já!

1. Crie um programa de pontos

O programa de pontos é uma forma de fazer com que os seus clientes continuem a comprar somente em sua empresa. A cada compra, ou a cada determinado valor de compra, o comprador acumula pontos que, futuramente, poderão ser trocados por outros produtos ou até mesmo na obtenção de descontos. Outra boa ideia para acumular pontos seria por meio de embalagens. Basta inserir um código promocional dentro de suas caixas ou invólucros dos produtos. Ao cadastrar o código no site da empresa, o cliente passa a capitalizar os pontos a serem trocados por outros benefícios.

2. Tenha um cartão fidelidade

Assim como o programa de pontos, o cartão fidelidade permite que o cliente tenha vantagens extras ao comprar em sua loja. Cada cliente que tem um cartão fidelidade pode, por exemplo, ganhar um carimbo ou outra marcação em seu bilhete a cada compra. Ao atingir um número pré-estabelecido pela empresa, ele poderá trocar o cartão por algum produto ou conseguir outro benefício. Em algumas empresas, em vez de completar o cartão fidelidade, os clientes passam a receber pequenas vantagens conforme avançam em suas compras. Por exemplo, a cada 3 compras, ele ganha 5% de desconto. Porém, ao chegar à 20ª compra, ele ganha um brinde ou um desconto ainda maior. Certamente vale a pena incluir esse tipo de promoção em suas estratégias de marketing!

3. Aposte em promoções exclusivas

Clientes gostam de se sentir únicos, então, por que não fazer promoções exclusivas para cada cliente? Muitos e-commerces trabalham com o marketing digital, que envolve o disparo de e-mail marketing personalizado. De acordo com cada perfil de compra, há a oferta de promoções exclusivas para seus clientes. Outra possibilidade é proporcionar descontos exclusivos para quem possui o cartão de crédito da empresa ou ainda detém o seu cartão fidelidade.

4. Otimize o seu atendimento

Ter um atendimento de excelência é um dos principais atrativos para a fidelização dos clientes. Por conta de um bom atendimento, o cliente se sente à vontade para voltar à sua loja. Por isso, sempre motive e treine os funcionários de modo que superem as expectativas da clientela. Trabalhe também para evitar a demora excessiva nos atendimentos ou que não exista grande período de espera para ser atendido.

5. Mantenha o foco no cliente

Um erro de muitas empresas é não pensar no cliente final na hora de vender seus produtos. Para fidelizar, é preciso ter o cliente como foco principal. Ou seja, faça com que seus produtos atendam realmente às demandas e desejos de quem compra com você. A empatia é ótima para ajudar neste quesito, pois dessa forma o vendedor, em nome de sua empresa, se coloca no lugar do cliente e passa a avaliar a situação do outro lado da relação. Isso resultará em produtos específicos e serviços de alta qualidade. Além disso, os vendedores conhecerão o verdadeiro problema do cliente e oferecerão a solução adequada. Gostou das nossas dicas de como fidelizar clientes da sua empresa? Então compartilhe essas dicas nas suas redes sociais e ajude seus seguidores a se atualizarem sobre as melhores práticas do mercado!

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